segunda-feira, 17 de junho de 2013

TUDO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES NO RIO

Povo do Rio começa a soltar o grito preso na garganta

Imagens da manifestação do Rio
Imagens da manifestação do Rio


Por Luis Filipe Melo - Moderador

Acompanhei a manifestação do Rio de Janeiro até a Cinelândia, onde 100 mil pessoas da forma mais ordeira e pacífica possível expressaram sua revolta contra o mar de lama, os desmandos dos governos de Sérgio Cabral e Eduardo Paes, a roubalheira nas obras para a Copa, protestaram contra a TV Globo, os despejos forçados de famílias para dar passagem à Transcarioca e Transolímpica, e mais um sem número de situações.

Lamentável que depois um grupo tenha ido para a porta da ALERJ para promover vandalismo. Mas esse fato isolado após a passeata não suplanta a representatividade da manifestação dos 100 mil.

Já participei de inúmeras passeatas e como repórter cobri dezenas de outras no Centro do Rio. Há muito tempo que não vejo um movimento como o de hoje. Tinha com certeza o mesmo número da passeata do ano passado em defesa dos royalties, que como Sérgio Cabral estava dando apoio, a PM disse que tinha 200 mil pessoas, mas comparando com a multidão que tomou 8 quarteirões da Rio Branco, de lado a lado, se percebe que o número do ano passado foi inflado. Quem, como eu, esteve nas duas manifestações sabe que hoje havia mais gente que no protesto contra o roubo dos nossos royalties. E desta vez o funcionalismo estadual e municipal não foi liberado para ir protestar, nem vieram caravanas de todos os municípios, organizadas pelos prefeitos.

A maioria eram estudantes, mas desta vez havia todo o tipo de gente, de todas as idades, de todos os níveis sociais, cada segmento protestando por algum motivo. Mas uma coisa ficou clara, todo mundo está revoltado por uma sucessão de fatos, que envolvem acima de tudo a corrupção, o mar de lama que tomou conta do Rio de Janeiro. Como anteviu o Garotinho aqui no blog no fim-de-semana, o que começou com um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, virou um estopim para as pessoas finalmente acordarem e irem para as ruas protestar contra tudo o que está atravessado na garganta.

Por incrível que pareça, o prefeito Eduardo Paes embora seja o responsável pelo aumento das passagens de ônibus foi pouco hostilizado nas palavras de ordem, só nos cartazes é que foi lembrado. Quase o tempo todo os 100 mil manifestantes gritaram "Fora Cabral", "Cabral é ditador" e "Ei, Cabral, vai tomar no ..", aliás essa última foi a mais ouvida, e claro, "Fora Rede Globo". Até a presidente Dilma, tirando alguns cartazes protestando foi poupada.

Os marqueteiros de Cabral vão perder o sono esta noite. Ficou visível que a revolta contra Cabral tomou conta da população. E a Globo, por tudo o que vem escondendo e manipulando, está colhendo os frutos. Não vai conseguir por muito tempo mais vender o "paraíso" inventado pelo governador. O povo não aguenta mais. Outro grande protesto já está sendo convocado para quinta-feira agora (dia 20). Podem apostar que os 100 mil vão se multiplicar.


Em tempo: Acabo de ser informado por Garotinho, que Cabral, por conta da manifestação, convocou agora há noite, uma reunião de emergência no Palácio das Laranjeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Movimento Thiago Costa

Pessoal Chegou a Hora de se filiar no Movimento Thiago Costa, em favor dos Menos Favorecidos, Visite. WWW.MOVIMENTOTHIAGOCOSTA.BLOGSPOT.COM

Quem sou eu

Minha foto
BAIXADA, RJ, Brazil
Esse Blog é um meio de divulgaçãO dos acontecimentos da Baixada Fluminense.

Pesquisar este blog

Carregando...