Governador Sérgio Cabral corta recursos das estradas do Rio de Janeiro
Quem anda nas estradas do Estado do Rio de Janeiro tem a impressão que a máxima do ex-presidente Washington Luís - “Governar é construir estradas” - não foi apreendida pelo atual governador Sérgio Cabral. Segundo Pesquisa CNT de Rodovias do ano de 2012, das estradas sob gestão pública do Estado do Rio de Janeiro, 65,4% estão em condições regular+ruim+péssimo.A existência e a manutenção de boas estradas dependem basicamente da ação dos governantes. Aqui no Estado do Rio de Janeiro uma breve análise dos gastos do Departamento de Estradas e Rodagem mostra um quadro preocupante, como pode ser verificado na Tabela 1 abaixo. Nos últimos três anos o orçamento do órgão sofreu uma queda em mais de 40% entre os anos de 2012/2010. Na execução orçamentária a queda real registrada foi em torno de 33%, entre os anos de 2012 e 2011 e de 55% entre os anos de 2012 e 2010. Isso ao mesmo tempo em que houve acréscimo real das receitas arrecadadas do Estado nesses anos.
O orçamento do Departamento de Estradas e Rodagens é composto basicamente de três programas centrais, como pode ser visto na Tabela 2 a seguir. Nela podemos constatar que em termos absolutos o programa “Sistema Rodoviário Estadual” foi de R$ 884 milhões para menos da metade em dois anos. Contudo, quem mais perdeu em termos percentuais foram os municípios do interior que em 2012 receberam menos 79% de recursos em relação ao ano de 2010.
A tabela 3, a seguir, mostra os principais programas de trabalho que sofreram perdas nesses anos.
Mais uma vez podemos constatar que atividades importantes de prevenção como manutenção das rodovias e contenção de encostas não estão recebendo os recursos necessários para garantir estradas de boa qualidade.
Todos sabemos a importância da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Estradas em boas condições reduzem o custo dos transportes, assim como permite o desenvolvimento das vocações regionais, gerando ganhos de produtividade e qualidade para toda a economia. Isso, sem falar que a redução do tempo de viagem entre duas cidades permite aumentar os laços econômicos e sociais, possibilitando morar em uma cidade e estudar, comprar bens e serviços, se divertir e manter laços sociais com outras regiões.
Infelizmente, essa breve visão dos gastos do governo do Estado do Rio de Janeiro nessa área mostra o pouco caso que ele tem dado a questão tão relevante para a população, não só prejudicando o desenvolvimento sócioeconômico do nosso estado, mas diminuído o bem-estar da população, e, principalmente, deixando à sorte a segurança nas estradas daqueles que as usam.
Não concordo em nada que governar é contruir estradas. Tem coisas que são também muito importante, como saúde, educação e segurança. E o governo tem tentado melhorar um pouco em cada área.
ResponderExcluirESSE Unknown NÃO TEM IDENTIFICAÇÃO. ! DEVE SER DO BONDE DO CABRAL - BONDE SEM FREIO....................KKKKKKKKKKK
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