quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Primeiro dia de Operação Forças Aliadas do Detro apreende 16 veículos.
Fiscalização combate transporte alternativo irregular em São Gonçalo em resposta à máfia das vans

A Operação Forças Aliadas deflagrada nesta quinta-feira (18/8) pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) fechou o cerco contra o transporte alternativo irregular nos municípios de Niterói e São Gonçalo. O resultado foi a apreensão de 16 veículos, entre vans e kombis piratas, sendo sete em São Gonçalo, cinco em Niterói, três em Maricá e um em Itaboraí.

Em função da operação, a fiscalização verificou que, na parte da tarde, os veículos piratas foram retirados das ruas da região. O presidente do Detro, Rogério Onofre, lembra que o sistema de comunicação utilizado pelos grupos que atuam no transporte irregular é extremamente eficaz.

- Sabemos que o número de apreensões poderia ser ainda maior, mas os grupos que exploram o transporte alternativo, em especial os milicianos, operam com um sistema de comunicação de primeiro mundo, o que permite que eles se refugiem tão logo a fiscalização se apresente. Estamos travando uma verdadeira guerra para acabar com as irregularidades, o que só será possível se houver um maior número de policiais e agentes de transporte municipais nos apoiando nesta luta. Assim, em conjunto, vamos conseguir agir de forma permanente contra o transporte ilegal de passageiros - explica Onofre.

A ação “Forças Aliadas”, que prosseguirá nos próximos dias, é uma resposta ao assassinato da Juíza Patrícia Acioli, que havia sido ameaçada em 2009 por integrantes da Máfia das Vans que atua na região. Participaram da operação 100 fiscais, em 40 viaturas, com 15 reboques e conta com o apoio da Polícia Militar.

A Operação Forças Aliadas tem como foco os municípios de Niterói e São Gonçalo, onde já ocorreram mais de 100 homicídios relacionados à exploração do transporte alternativo.

Desde 2007, conforme determinação do governador Sérgio Cabral, o Detro intensificou a fiscalização para combater as irregularidades no estado. Nesse período, foram registradas 37.953 apreensões, sendo 34.080 por transporte pirata. Em 2011, foram recolhidos 7.305 veículo. Deste total, 5.155 referem-se a transporte sem autorização, sendo 1.595 vans, 343 ônibus e 3.217 kombis e carros de passeio fazendo lotada. Durante 2006, último ano da gestão anterior, não foi registrada nenhuma apreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Movimento Thiago Costa

Pessoal Chegou a Hora de se filiar no Movimento Thiago Costa, em favor dos Menos Favorecidos, Visite. WWW.MOVIMENTOTHIAGOCOSTA.BLOGSPOT.COM

Quem sou eu

Minha foto
BAIXADA, RJ, Brazil
Esse Blog é um meio de divulgaçãO dos acontecimentos da Baixada Fluminense.

Pesquisar este blog